sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Série Embriaguez: 02 - Meus cadernos




Quase dez anos de anotações. As embriagadas estão marcadas com um sinal. Não que precisasse, a letra e o traço denunciam.

Nada que preste. Uma coisa é certa: a embriaguez não deixa você mais esperto. Por outro lado, também não muito mais burro: os textos, desenhos e partituras sóbrios também são puro lixo.

Então, por quê?

Não sei a resposta, mas sei de algumas que já descartei há muito tempo. A principal:

"Porque eu gosto." Não. Há uma diferença entre uma resposta válida e uma resposta satisfatória. Imaginemos um sujeito que só se veste de preto. Eu pergunto o motivo e você me responde: "Ah, é uma tradição de três gerações na família dele, até os móveis e utensílios domésticos da casa dele são pretos etc. etc." Peço a prova. Você me leva à casa dele, mostra fotos da família. Ok, tá explicado.

Agora digamos que a resposta fosse "Ah, porque ele gosta muito de roupas pretas". Peço a prova. Você responde "É só observar, ele sempre veste preto". "Sim, mas por qual motivo?" - "Porque ele gosta muito de roupas pretas". Resposta válida, mas insatisfatória. Leva a um loop infinito.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário